quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Não lavar a cara de manhã?

Olá olá, fofinhos e fofinhas!
Encorajada pelo espírito aconselhador do post passado, venho hoje partilhar uma coisinha que muitos de vós podem classificar como uma super porcalhonice. E talvez o seja mesmo. Sim, à porcalhonice!
Pois que corria o mês de Setembro do passado ano, quando a giríssima (e de aspecto nada velhote) Salma Hayek decidiu partilhar um segredo de beleza. Nada mais nada menos do que não lavar a cara de manhã. Segundo a própria:
One tip - always wash your face at night. Clean it. You don't have to wash it, but you have to clean it really, really well at night. Because at night your skin is rebuilding some of the oils that you need to keep your skin young, and it balances the pH. So in the morning if you take them off - you can splash it with water, do something mild - but you don't want to get rid of that. And if your skin is dirty in the morning, it means you didn't clean well at night.
Que é como quem diz: cutxi-cutxis, limpem sempre muito bem a vossa carinha à noite. Tudo porque é de noite que a pele está a reconstruir alguns dos óleos dos quais precisamos para manter uma aparência jovem. Se sacam os ditos cujos de manhã, estão a rapinar coisinhas boas que o vosso corpo produziu toda a noite. Portanto, nada de lavar! Podem fazer alguma coisa suave, como jogar água para a cara, mas nada de grandes lavagens. E mais, se de manhã a pele estiver suja, então é porque não a limparam bem, seus badalhocos (Sim. É o que ela diz... Pronto, vá, não é uma tradução literal!).
Ora, se esta senhora (com 46 anos e com aquele aspecto) diz isto, claro que a pessoa Muito Pipi em mim não podia deixar passar em branco!
Alguma investigação (vocês sabem como eu gosto de investigar) permitiu perceber que as afirmações acima (as delas, não as minhas) não foram produto de um momento de loucura anti-higiénica! Não! Existem médicos que confirmam que não lavar o rosto de manhã é uma boa política. Um deles, talvez o mais conhecido entre nós, é o fofíssimo Dr. Oz, que chega a referir-se à lavagem matinal do rosto como um dos erros que mais envelhecem a nossa pele, qualquer que seja o teu tipo. Medo, não? Segundo o próprio, retirar o hidratante que colocámos à noite assim como os óleos que a pele produz (eu bem sabia que óleo podia ser bem bom), pode aumentar a secura da pele, tornando-a baça e potenciando o seu envelhecimento. E quem é que quer isto???
De facto, se pensarmos num dos fundamentos da técnica da diluição do champô, o mesmo se pode aplicar aqui. Excesso de lavagem (ou lavagens muito agressivas) podem certamente descontrolar a pele. Abaixo as peles loucas!
Obviamente, há opiniões completamento divergentes, com a defesa de uma lavagem de manhã e à noite, ou de manhã, à noite e sempre que somos atacados pelo suor, ou de x em x horas. Há de tudo um pouco meus queridos, afinal estamos a falar de cuidados de beleza. E por isso eu digo: to each one his own. Façam aquilo que faz mais sentido para vocês, porque no meio de tantas opiniões vá-se lá saber qual é a melhor opção.
No meu caso, confesso que foi com todo o gosto (e sem qualquer nojo ou culpa) que me inicei no mundo da não lavagem (do rosto. Pela manhã. Não façam confusão). De facto, nunca fui grande fã da lavagem ao acordar. Preguiça pensam muitos de vós. Sim. Preguiça e o facto de não fazer muito sentido para mim lavar um coisa que esteve a noite toda a descansar no quentinho limpinho da caminha (carinha. É disso que estamos a falar).
So... há 5 meses que não lavo a cara de manhã! Pois é. Sabem os que me conhecem que tenho um especial amor por Água Termal (melhor explicado aqui) e portanto é com a dita cuja que começo os meus cuidados matinais. Uma borrifadela, hidratantes para cima and I'm ready to go!
Tão simples e pouco higiénico, diriam alguns. Tudo bem por mim. Antes porca do que seca (ainda estamos a falar do rosto, sim?)!

5 comentários:

  1. Fofíssima leitora, nem de propósito. A Muito Pipi está a dedicar-se a essa temática e brevemente fará referência a ela. Aguarde... mas não muito. Brevemente num Blog Muito Pipi.

    ResponderEliminar
  2. Olha eu também não costumo lavar a pele de manha, só lavo a noite na hora do banho e depois para tirar a maquiagem se eu usar, já tentei lavar de manhã mas noto que quando faço isso meus poros ficam mais abertos e a pele avermelhada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido(a) Anónimo(a), acho lindamente. Mais do que quaisquer regras, o importante é perceber o que funciona para nós.
      Neste momento voltei a lavar-me de manhã, por obrigações médicas, mas mantenho o meu carinho pela saída de casa com a pele do dia seguinte.

      Eliminar
  3. há já algum tempo que não lavo a face.. por indicação da minha dermatologista! como tenho a pela muito seca e sempre a descamar, a lavagem com água quente e 'sabão' mantinha e ainda piorava o problema, por isso, não me admira esta dica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o importante é mesmo isso querido Anónimo. Cada um perceber o que faz sentido para si!

      Eliminar