quarta-feira, 13 de março de 2013

Esfoliar ou Exfoliar

Lembro com saudade o dia em que o meu pai, numa visita a uma casa Muito Pipi, partilhou com a minha mãe imortais palavras: "Diz à filha Muito Pipi que temos (foi mais ou menos isto) que o gel de banho dela está estragado. Estou todo arranhado. Aquilo está cheio de areias".
Não estava. Nem estragado. Nem tão pouco cheio de areias. Mas talvez estivesse (o meu pai) algo arranhado. E pois que o produto assassíno referido com revolta era nada mais nada menos do que um gel de banho suavemente exfoliante. Sim sim... suavemente.
E é assim, e pensando nos meninos, que chega o post de hoje. Tudo porque o mundo da limpeza da pele pode ser traiçoeiro. Sim sim. Particularmente para os adeptos de uma higiene low maintenance.
Exfoliar pode parecer (e até mesmo ser) uma perda de tempo. Mas a Muito Pipi acredita que se experimentarem vão gostar. E porquê? Ajuda a sacar as células mortas, auxilia na desencravação de pelitos malvados (e na eliminação das borbulhitas rebeldes que decidem aparecer depois de fazer a barba), contribui para a uniformização do tom de pele e, claro, deixava-vos suaves que nem um rabinho de bebé (bem... como um rabinho limpo e não irritado!). Mais: têm ainda como bónus a melhoraria da circulação sanguínea. Sim sim. Massajando suave e circularmente lo produto, parece que o sangue flui que é uma loucura!
Ora, no meio de tudo isto, importa ter em atenção que diferentes áreas pedem diferentes tipos de produto. Sim meus queridos, o arrancador de células mortas que usam para o corpo não pode ser usado no rosto. Quer dizer... pode. Mas vamos evitar, sim?
Não quero com isto dizer que devemos ter uma embalagem de exfoliante para o corpo, outra para pés e outra ainda para a unha do dedo mindinho (até porque não há necessidade de ofender as unhas). Importa sim adequar o grau de exfoliação à zona da pele que vamos atacar.
Assim, no rosto, pescoço, mãos e peito arriscaria dizer para usarem um exfoliante de grão fino e suave, como é o caso dos materiais comercializados por marcas como La Roche Posay, Avéne e Yes to Carrots. Grão é nada mais nada menos do que as partículas que vão arranhar. Se forem finas a ofensa é mínima, se forem grossas a coisa é mais potente. Não estou com isto a fechar o mundo às grossas. Nunca! Estas podem ser usadas no corpo e nos pés. Mas por favor, vamos afastá-las da cara.
Ainda que exfoliar dos pés à cara seja óptimo, há locais que, pelas suas características, pedem mais esfreganço. No rosto importa incluir os lábios e no corpo os locais pilosos (de pelos, claro) e rugosos (joelhos, cotovelos e pés).
Mas vá, meninos, calma! Estamos a falar de um procedimento que pode ser feito uma vez por semana ou a cada 15 dias. Nada a temer portanto. Continuando vós a não temer aproveito para aconselhar: depois da exfoliação é bom que venha uma hidratação. Sim... eu sei. Isto pode ser demais. La Muy Pipi compreende e até vos dá razão! Mas acreditem que faz diferença. Em particular no rosto, que é um local mais sensível e onde (pelos menos os barbeados) já exercem irritação frequente. 
Para que não vos falte nada, trago a imagem de um produto corporal que concerteza vai motivar todo este processo. É da Rituals (marca super que brevemente terá direito a todo um post) e dá pelo nome de Dragon Mud.

E que mais pode um homem querer do que uma maravilhosamente empacotada lama de dragão? É mítico, é másculo, é sensual! Não é a coisa mais barata do mundo... mas meus queridos, um homem também precisa de se mimar. E, neste caso por aproximadamente 14.50€, parece-me apenas justo que enviem para o inferno as teimosas células mortas que, quais lapas, continuam atarrachadas ao vosso corpo.  



Sem comentários:

Enviar um comentário