segunda-feira, 4 de março de 2013

Porque é bom lavar de noite

Bom início de semana, super fofuras!
Na sequência do post sobre a não lavagem facial ao acordar, eis que a Muito Pipi vem hoje (e a pedido de alguns leitores) falar sobre o conceito de carinha bem lavada à noite.
É que isto de não higienizar o rosto pela manhã é bom, bonito e barato. Mas como não só de porcalhonice vive uma pessoa, há que dar um bom tratamento ao rosto de noite. Vamos lavar? A Muito Pipi ajuda (ou pelo menos tenta, vá).
Mais uma vez vale a dica de que cada pessoa deve procurar o que mais se lhe adequa. E se certas técnicas pipis não fazem sentido para vós, então meus queridos afastam-se delas como se disso dependesse a vossa vida.
Limpar bem, para mim, é sinónimo de acabar com tudo o que é coisa que não devia habitar na pele. Maquiagem, poluição, bactérias e restante porcarias inomináveis (cada um sabe das suas!). Claro que a maquiagem é linda, maravilhosa e enternecedora. Mas vá... ninguém quer dormir com ela (pelo menos não na cara). Dizem os entendidos que estraga a pele. E se dizem, La Muy Pipi não arrisca.
So... Ritual nocturno: água quentinha, bom gel de limpeza anti-desmaquilhante, esfrega esfrega a cena (que é como quem diz a cara) com carinho e de novo água quentinha, desta vez para tirar tudo. Água quentinha seguindo a ideia de que o calor tende a abrir os poros e, portanto, a permitir uma melhor limpeza.
Depois, já com a maioria da maquiagem pelo cano abaixo, desmaquilhante líquido para cima (Bioderma Sensibio is the man) para acabar os intrusos mais teimosos.
Notinha importante: meus fofos, não reneguem o pescoço. Percebo bem a dificuldade de o lavar fora do banho. Ele é água a escorrer para o peito, ele é espuma por todo o lado. É coisa que não se pode. A Muito Pipi compreende e apoia (aliás, se houver alguém com outras experiências, por favor tenha a bondade de auxiliar os incapazes de lavar o pescoço eficazmente). Agora, um algodãozinho deslizante por aí abaixo é coisa simples. Sim à limpeza do pescoço!
Vale também partilhar que nos olhos é sempre útil evitar o esfreganço, sim? Algodão embebido naquilo que mais gostarem e uma ligeira pressão nas pálpebras é suficiente. Uns segundinhos assim, duas ou três repetições e, a não ser que estejamos na presença de maquiagem à prova de água supersónica, vai tudo embora. Se rimel malvado teimar em querer dormir convosco, cotonetes embebidos em desmaquilhante nessas pálpebras (e às vezes numa entrada acidental pelos olhos. Coisas da vida. Uma pessoa aguenta). 
Em dias de maior preguiça, e na ausência de maquiagem na pele, acabo por optar. Ou material para tirar com água ou coisinha para colocar em algodão.
A mista que sou eu vive no limbo da paixão entre o gel, a mousse e o líquido (não não não... não entrámos repentinamente no mundo da culinária!). What ever works for you. Se não sabem o que worka para vocês eu posso partilhar o que worka tipicamente. Provavelmente as peles secas vão adorar os desmaquilhantes em creme e as oleosas os em gel ou sabonete. Mas nada como experimentar.
Entretanto, uma a duas vezes por semana vai uma exfoliaçãozinha. De vez em quando uma máscara.
Seja qual for o tipo de limpeza: disciplinada, básica, preguiçosa, agreste ou luxuosa há algo que não falha nos cuidados com esta cara: água termal. Uma borrifadela e depois a cremalhada que mais gostarem para cima. Para cima e para baixo. Rosto e pescoço entenda-se (mas com que ideias andam vocês???).

Sem comentários:

Enviar um comentário