sábado, 13 de abril de 2013

Tentáculos com espigões?

Drama? Horror? Medo que sobe pelos vossos corpos? Estranhas coisas pontiagudas a brotar dos vossos dedos?
Meninos (e também meninas) hoje, aqui, descortinaremos o pesado e ofensivo mundo dos odiados espigões (ou hangnails). É sobre eles (ou elas) que se debruçará o post masculino desta semana. Tudo para a vossa alegria.
No mundo das mãos creio que se há coisa que rivaliza com a problemática feminina das cutículas loucas, são as ditas peles do mal que se apresentam meio à solta ao lado de algumas unhas.
Porquê? Como? Quando? Dentro de segundos a Muito Pipi vai tentar responder a todos os vossos anseios e preocupações.
First things first: Porque é que elas aparecem? Revolta do corpo contra nós, meus queridos. Tal como foi referido aqui, as mãos podem ter alguma dificuldade em se auto-hidratar. Por essa razão, e porque estão expostas a horrendos ataques (como dentadinhas arrancadoras de unhas, produtos de limpeza agressivos e temperaturas do demo), coisas más acontecem.
Instalada a loucura das peles, como diminuir os seus efeitos? O melhor seria antecipar a chegada das dolorosas coisinhas bicudas com um regime diário de hidratação. Mas vá, se elas já sairam para vos fazer mal, é altura de atacar sem dó nem piedade! Menos? Nãooooo. Estas coisas têm potência para magoar e ofender os vossos corpos, roupas e uma ou outra pessoa que se cruze no vosso caminho. As peles demoníacas têm alguma compaixão por vós? Não, não me parece. E se é guerra que elas querem, é guerra que elas vão ter.
Quando? Depois de um banhinho quentinho as duronas tendem a baixar a guarda, a ficar mais suaves e moles. E é exactamente quando estão mais frágeis que temos melhores chances de dar cabo delas. Mas cuidado! Nada de arrancamento! Não é assim que se vence este inimigo aguçado. Não não! A nossa melhor hipótese é entrando pelo caminho do corte. Rente. Com uma tesourada certeira. Mas calma... não termina aqui o plano de aniquilação. Por mais técnicas malignas que eu pudesse inventar para satisfazer os vossos desejos de sangue, a verdade é que não há volta a dar... não há como fugir de uma hidratação frequente. Hidratação e massagem. Todos os dias, no mínimo uma vez ao dia.
Neste contexto, mais do que cremes, parece que o indicado são óleos. Em particular composições que contenham vitamina E, como é o caso dos amados Huile Prodigieuse e Bio-Oil. Produtos oleosos de jojoba ou de coco também podem ser excelentes opções. Ou vaselina.
Ah, e num sufoco, assim na improvisação, até umas gotas de azeitinho caseiro são capazes de proporcionar momentos delirantes. Já bom cheiro não prometo.

Sem comentários:

Enviar um comentário