quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pela saúde do cabelo de uma pessoa (em meio aquático)

A Muito Pipi, uma cabeluda encaracolada da vida, sabe quão difícil é manter tudo no lugar! São cabelos que voam treslocados rumo ao infinito, caracóis que mais parecem pequenos chifres, pontas secas que ofendem tudo onde tocam... é uma realidade difícil esta, a de um mundo de descabelamento.
Se tudo isto já é coisa para chocar uma pessoa, então imagine-se em que estado pode um cabelo ficar depois contactar in loco (e em louco mesmo!) com o mundo da praia e da piscina. 
Por terras portuguesas, com o frio que paira, o mergulho no mar vai sendo cada vez mais difícil. Mas uma grande ameaça mantem-se: piscinas cheias de cloro a dar a dar! Meus queridos, isto não é material para brincadeira. Uma pessoa tem de proteger o que tem. E se há coisa que a Muito Pipi tem é cabelo. 
Posto isto, cá vão as dicas, para usar em conjunto ou em separadamente (é à escolha do freguês) o que importa é não dar espaço ao diablo para que teça tramas de horror com as vossas madeixas.
1. Apanhar é que está a dar - Há momentos em que (não há como negar) desce em nós o espírito sereia, num grito pelo nadanço na campanhia de cabelos esvoaçantes. Tudo bem!
Que a Ariel esteja connosco! Mas meus queridos, não nos podemos esquecer da realidade: ela é uma princesa da Disney. O cabelo dela não é como os nossos. Bem, pelo menos não é como o meu. Rebolar-me na água com cabelo livre termina sempre da mesma forma: "Monhenhos de cavelos!" 
2. Criando camadas - Há no mercado produtos específicos para cabelo que vai ser jogado ao cloro. Valem muito a pena! Mas na dúvida, posso dizer que uma coisa que funcionou para mim no estrafego que é o Verão, foi uma boa oleadela. Toda a gente já sabe (senão veja-se aqui, aqui e aqui) que gosto por demais de coisas bem oleosas. É uma festa de alegria ao espalhar. A pessoa dá no cabelo e trata logo das mãos também. Uma maravilha. No caso dos mergulhos, o óleo pode ajudar a afastar cloros do mal das madeixas.
3. Vai para a água? Molha primeiro - Diz quem sabe (e que não sou eu concerteza) que dar uma molhadela no cabelo antes de entrar na piscina é bom. Ao que parece, se os fios estiverem cheios de água, a probabilidade de entrarem numa relação sequiosa com o cloro diminui.
4. Duplo toucamento - Se vivem num alvoroço com toucas de pano porque deixam entrar água qual barco roto e se, por outro lado, sentem todo um puxa puxa com toucas de silicone, não chorem mais, a Muito Pipi tráz a solução. Enfiem primeiro a de pano e a seguir a de silicone. Sem puxões e sem águas. Sem dor? Mais ou menos. Ainda sobra a tristeza de ter de usar touca.
5. Lavar depois - O cloro chegou à fala com os vossos cabelos? Então pelo menos uma passadela por água é importante fofuras. Não queremos prolongar esse tipo de intimidade! Xô Satanás!
6. Super hidratar - Dar forte na hidratação é sempre bom. Faça chuva, faça sol. Venha frio ou calor. No meu caso, sou fã de trocar condicionadores por máscaras hidratantes. Particularmente em dias de piscina. Não vá alguma coisa invisivelmente horrenda ter-se atrelado ao meu cabelo.
7. Calma! - Fofuras, é só cabelo. Não vai desfazer-se magicamente em contacto com a água. Quer dizer, digo eu (pessoas vítimas de despedaçamentos capilares, partilhem a vossa história de terror, por favor)!

2 comentários:

  1. a minha estratégia é mesmo: não ir para a piscina, e ponto final!!
    :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Marlene, não há como negar que essa é a mais infalível das dicas! :)

    ResponderEliminar